08/01/10

COMO ORGANIZAR UM CULTO INFANTIL


COMO ORGANIZAR O CULTO INFANTIL


Andréia M. Duarte

A Organização dos cultos infantis te dará não só a  alegria e satisfação de fazer um culto bem feito para um Deus perfeito   como também de estar no momento do culto como participante , e adorador
Quando não pensamos antes no culto e não o organizamos não conseguimos prestar culto a Deus, pois é tanta coisa que sai errado que não dá pra adorar a Deus.
Então programe o culto


A Liturgia do culto infantil.

O termo liturgia deriva do grego "ergosleitor" (ação do povo), onde os dotados de posses praticavam filantropia  para com os necessitados e estes, agradecidos, louvavam tais atos. Coisa semelhante acontece na liturgia: Deus santifica e concede graças ao homem e este, em gratidão, o adora e serve, alcançando assim a sua salvação eterna, principalmente através da sua participação, por graça divina, dos méritos do sacrifício de Cristo na cruz.

A Liturgia de culto nada mais é do que um pequeno “ritual” se é que podemos assim chamar , mas é a organização do culto.Paulo ensinou issoquando em uma das suas cartas aconselhou os cristão que ao se reunirem uns deveriam ter salmos , outros inos e assim por diante .
 Você pode fazer a sua programação , quem vai louvar? Quem vai trazer a palavra as criança ????





Existem três coisas exencuais em um cultoa Deus
1-      A ADORAÇÃO .
Tudo deve ser feito para a adoração e glçorificação aDeus . Ensine isto acriança .Nunca diga :Vamos ouvir o Marquinhos cantando .Diga : Vamoa adorar a Deus com o louvor que o Marquinhos ira cantar .Escolha músicas que tenham mensagens .Infantis com mensagens


2-A PALAVRA –A mensagem que será passada as crianças .Esta mensagemjá pode ser passada desde o primeiro momento, se você escolher o tema . Porém tenha cuidado de separar alguns minutos para esta mensage m . A mensagem pode ser passada comn a ajuda de fantoches , bonecos , cartazes e o que mais a sua imaginação permitir . Porem você não deve nunca tirar o foco da mensagem da verdade .
Se for uma pessoa adulta a responsável pela mensagem não deixe de esplicar aela que elaestará falandocomas crianças e não com os adultoa . Os adultos entenderão a mensagem das crianças e Deus produzira frutosnocoração deles mas as criançastalvez não consegurão entender a mensdagem que for pregada para adultos
A mensagem deve ser de acordo com a idade das crianças
 3- A comtribuiçao –Não se esqueça da oferta .Mesmo que sejam pequenininhos .Ofertar faz parte do cultuar .Você pode recolher esta oferta de forma criativa e divertida

Abaixo coloquei duas liturgias de culto . Porém cada igreja tem a sua .O melhor é fazer uma adaptação da liturgia do culto de adultos de sua igreja para as crianças . Claro na versão infantil .Não fique totalmente preso a uma liturgia ou a umpapel , mas mostre as crianças que na casa de Deus há ordem

Programa 1


                     PROGRAMA DO CULTO.
DATA_______EQUIPE________
(Coloque a data e a equipe que vai trabalhar naquele dia)
PASSAGEM BÍBLICA.
(O versículo chave do culto)
COMEÇOU AS_______HORAS.
(É o espaço para se colocar à hora em que o culto começou. É importante colocar a hora, pois ajuda a programar os próximos cultos.).
É HORA DE ORAR:
(É o momento em que as crianças tomam consciência de que o culto começou. Esta oração deve ser feita de forma clara e pelo dirigente do culto. Após lerem faça uma apresentação do versículo de forma criativa).
É HORA DE CANTAR:
(Deve ser um momento alegre com músicas apropriadas para as crianças). Coloque pelo menos uma música relacionada com o tema Sempre explique a letra do cântico.
É HORA DE LERMOS A PALAVRA DE DEUS.
(É um momento muito importante. As crianças precisam estar em reverência. A pos ler fale um pouco sobre o livro e seu autor para as crianças começarem a se familiarizar com ele).
DESENVOLVIMENTO DO TEMA.
(É o momento em que o tema do culto é desenvolvido geralmente com a palavra do líder, ou outra pessoa). Procure falar na linguagem da criança.
É HORA DE RECEBERMOS OPORTUNIDADE.
(É o período em que as crianças irão oferecer o Deus o que elas trouxeram de melhor). Pode ser um versículo, um louvor, uma poesia.
É HORA DA HISTÓRIA.
(Deve ser bem criativa. Sempre inove. Use figuras, fantoches, dramatização...).
É HORA DE CONCLUIRMOS.
(Na conclusão faça um pequeno resumo e algumas perguntas. A conclusão também se deve fazer o apelo para as crianças não crentes.).


Programa 1
Programação.
1º-Oração,
Cântico animado.
Harpa Cristã
Cântico animado
Harpa Cristã.
Leitura da Palavra.
Oração.
Cântico com as crianças
Pequena explicação da Palavra lida.
Cântico de preferência relacionado à Palavra.
Apresentação do tema e versículo base (Com recursos)
leia o versículo tema com as crianças.
Cântico. Momento da Oportunidade.(Explique que ela não vai apresentar um espetáculo , vai louvar ao Senhor Jesus ser usada por Ele para alcançar outras pessoas .Não diga sempre :Vamos louvar a Deus com fulano. Às vezes entre uma oportunidade e outra pode haver a necessidade de você levantar a igreja e coloca-la para cantar .NÃO DEIXE O CULTO FICAR MONÓTONO.
A liturgia deverá ser de acordo com a forma que seu pastor dirige o culto. Amado Líder não retire os louvores da Harpa Cristã do culto infantil. Cante com alegria ,explique determinados textos que elas podem ter dificuldades de compreensão.
Envolva os pais. Peça para um pai cantar ou uma mãe trazer uma palavra para as crianças, mas , peça que eles falem a elas , pois assim entenderão tanto os adultos como as crianças .
Ofertas.
Cântico
Mensagem,(Pode ser uma história ou dramatização sobre a parábola .Segue uma história de fantoches)
Cântico
Convite.
Oração final.
Nas próximas páginas você vai encontrar as histórias e a introdução do tema apresentado.

O Tema do culto infantil  .

Porque um culto infantil tem que ter um tema?
O culto infantil não tem obrigatoriamente que ter um tema. Porém com um tema específico fica mais fácil de você organizar as músicas, decoração mensagem. Aliás, se você escolher um tem a será mais fácil ensinar as  criança.
 O tema pode ser o mais variado, porem deve ter base bíblica, versículos que o aprove.
Se você sente que deve ensinar as  criança durante o ano então pense em temas, verdades c e divida-as em pequenas porções que serão dadas a cada culto como uma vacina em doses contra o pecado .
Esse  temas alegres que falem ao coração da criança e do adulto. A partir do tema dá para pensar em outros tópicos do culto

Para ver sugestões de temas clik aqui

Então eis ai uma lista de perguntas que devem estar respondidas todas as veses que você começar a dirigir um culto infantil;

Qual será o tema ?
Como será a decoração e que decorará ?
Que músicas serão cantadas ?
Quem ira canta-las ?

Quem trará a mensagem ?
Quem recolhera as ofertas ?
Quem lanche será servido?Quem ficará responsável pelo lanche ?




Então :


-Prepare o culto com antecedência e organizado.
-Cante músicas alegres apropriadas para as crianças.
-Incentive-as a ensaiarem uma música, versículos poesias coreografia, etc.
-Envolva os jovens na preparação do culto mesmo que eles não façam parte de sua equipe.
-A Mensagem deve ser na linguagem da criança, Um adulto entende a linguagem de uma criança, mas a criança não compreende a de um adulto.
-Mescle o culto de forma que agrade a todas as faixas etária de crianças.
-Não espere multidão de adultos no culto, mas muitas crianças.
-Às vezes convidamos várias igrejas para o culto infantil e ficamos frustrados por nem todas atenderem o convite, tenha como prioridade em convidar crianças não crentes e você vai se surpreender.
-Não esqueça de fazer um convite e dar a cada criança para que convide os amiguinhos
 -Não tenha como costume dar lanche em todos os cultos é melhor dar em um dia especial ou como surpresa.



Abaixo listei alguns pontos importantes para a organização de um culto infantil.
Clik e aproveite as dicas.
IDEIAS PARA CULTO INFANTILClik  aqui

TIPOS DE CULTO INFANTIL –Clik  aqui
 
ESCOLHENDO UM TEMA PARA O CULTO- Clik  aqui

ESCOLHENDO AS MÚSICAS PARA O CULTO- Clik  aqui

ORNAMENTAÇÃO DO CULTO INFANTIL- Clik  aqui

LANCHES PARA O CULTO INFANTIL- Clik  aqui

Nenhuma permissão é dada para a reprodução de postagens assinadas por mim  em sites, blogs, boletins on-line, através de e-mails, internet ou qualquer outra (em linha) uso.
Porém ficarei muito feliz da utilização das mesmas em sua igreja e departamento

Comentários

Não deixe de comentar , de colocar seu pedido de oração e de ler os comentários , pois neles estou colocando dicas e respodendo algumas dúvidas dos leitores do blog