Nosso lema :

Pr Nelson Duarte e Mss. Andréia M.Duarte.


Quem ganha uma criança para Cristo , salva uma vida inteira Pv.22;6

08/01/2010

Estudo as crianças : Dia de Finados


O DIA DE FINADOS
 Conhecimento para o líder ou professor

 (Primeiro estou dando a história de como foi criada esta data , mais 

embaixo está o estudo e de que forma você pode  apresentá-lo a criança)


Como foi criado
Extraído site :Wikipédia

Dia dos Fiéis Defuntos

O Dia dos Fiéis Defuntos, Dia dos Mortos ou Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de Novembro.
Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II(1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; Jó 1,18-20; Mt12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.



Estudo Para a criança sobre
O DIA DE FINADOS



Como usar o estudo
Andréia M.Duarte

Você pode introduzir este estudo em uma aula da escola dominical ou fazer  uma tarde especial para dá-lo. Pode ser introduzido na mensagem dos cultos infantis .

Esta é uma ótima oportunidade para ensinar a criança sobre a morte .Não às assombre mas mostre a elas que a morte e um processo natural da vida .Elas precisam respeitar as pessoas que vão ao cemitério no dia dos finados , pois fazem isto por amor a seus parentes falecido e porque não conhecem a verdade .Mas as crianças podem ensiná-las que estas praticas não tem serventia nenhuma .
Apesar de se fazer por amor , as homenagens aos morte é ante bíblica pois segundo a Bíblia após a morte as pessoas não podem mais se comunicar o receber algum benefício
A história do rico e Lázaro pode ser contada para ilustrar este fato .
Mostre as crianças que as flores que são levadas não são vistas pelos que morreram .As velas também não fazem efeito nenhum de iluminar aqueles que já partiram .


O dia de Cosme e Damião é um dia bem complicado para nossas crianças .
Elas se sentem tentadas com tantos doces.
Mas é uma ótima oportunidade de ensiná-las a resistir o pecado. Devemos mostrá-las que o pecado pode ser muito gostoso, mas traz conseqüências ruins.
Não ponha medo nas crianças como se elas comer os doces pode morrer.
Explique a elas o que é o oferecimento e a consagração a satanás e as conseqüências disso.
 Mostre a elas que não é o fato de comer doces, mas o pecado está no fato de se comer algo consagrado a demônios.
Explique a elas que a consagração a demônios  é como uma contaminação. Você seria capaz de comer algo contaminado? Claro que não. A contaminação da consagração a demônio atinge nosso espírito e nossa alma. Deus vai te ajudar a esclarecer as crianças de forma que elas não fiquem tentadas a comer estes doces.
Faça um bolo bem gostos com brigadeiros, e outros doces e faça uma festa em adoração a Deus
Explique direitinho para a criança o que é e representa este dia. Não ponha medo nelas mas explique com a orientação do Espírito Santo .Explique que as pessoas que distribuem esses doces estão cegas espiritualmente e não enxergam que estão fazendo errado .Mas nós as crianças que temos Jesus enxergamos a verdade e sabemos que esta distribuição de doces para as crianças é uma forma de Satanás entrar na vida delas.

Para a criança:
Andréia M.Duarte
PARA A CRIANÇA.
Afinal o que se comemora no dia dos finados?
O dia dos finados é o dia dos mortos. Você tem alguém que amava muito e já morreu?Então, nos finados as pessoas tiram o dia para ir ao cemitério no dia de Finados levar flores e rezar para a alma dos que já morreram .Elas fazem isto com muito amor e saudade Seria uma coisa muito bonita se não fosse contra a Palavra de Deus .
A Bíblia deixa bem claro quando diz que o depois que morre nada mais pode ser feito por nós. Se eu quero orar ou homenagear alguém deve fazer enquanto a pessoa estiver viva.
Nossa , mais que conversa mais pavorosa ? Você pode dizer.
Não , a morte é muito natural .Todos morreremos um dia , uns vão morrer ainda crianças outros bem velhinhos . Não sabemos quando vamos morrer e nem as pessoas que amamos e é por isto que temos que sempre estar dizendo palavras de carinho para elas. Depois que morrerem não ouvirão mais nada.
Será que existe fantasma? Pessoas que morreram podem voltar? Não a Bíblia diz que ninguém que já morreu e pode voltar.
Voltar da onde?Pra onde vão os mortos? Depende de se ele serviu ou não a Jesus.
As pessoas que morrem sem Jesus no coração vão para um lugar onde esperarão o juízo, quando Deus irá joga e as pessoas que servem a Jesus vão para um lugar maravilhoso de descanso. Parece complicado, mas não é .À medida que você for crescendo , indo para a escola dominical você vai entender todas estas coisas . Uma coisa é certa. Eu não preciso levar flores, acender velas e fazer oração para quem morreu por mais que eu o ame . Pois ele não estará vendo nada do que eu estou fazendo e nem recebendo nada. Jesus um dia contou um fato para seus discípulos que mostra direitinho esta realidade.
Existia um homem muito rico. Todos os dias ele via um mendigo pedindo esmola. O homem rico conhecia o mendigo que se chamava Lázaro. Lázaro era temente a Deus. Um dia morreu Lázaro e um tempo depois morreu o homem rico. Lázaro foi para um lugar de descanso chamado Seio de Abraão. O homem rico foi para um lugar de muito sofrimento chamado Adejes. O homem rico começou a clamar a Deus pedindo que saísse de lá, mas Deus disse que não era possível .O homem viu Lázaro no lugar de descanso e pediu para que Deus deixasse Lázaro molhar a sua boca pois estava com sede .Deus disse que não era possível pois havia um grande abismo entre eles .Então o Homem pediu que Deus enviasse alguém para pregar para sua família assim eles não iriam para o mesmo lugar que ele .Deus disse que não era possível isto também .Disse que na terra ele já havia deixado pessoas para pregar .
Nesta história podemos ver que ninguém pode fazer nada pelos que já morreram e quem morreu não pode fazer nada pelos que estão vivo .Então fique esperto nada de acreditar em fantasma , nem orar ou levar flores para quem já morreu. Vamos no dia de finados homenagear os vivos .Pense em alguém que você ama muito e ore por ele .Dê um presentinho pode ser até uma flor . Ele vai ficar muito feliz

Aguardem histórias e trabalhinhos para fixar este tema 
Nenhuma permissão é dada para a reprodução de postagens assinadas por mim  em sites, blogs, boletins on-line, através de e-mails, internet ou qualquer outra (em linha) uso.
Porém ficarei muito feliz da utilização das mesmas em sua igreja e departamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi faça um comentário ou uma pergunta e depois volte para obter a resposta .Você também pode dar uma sugestão para complementar a postagem .

Comentários

Não deixe de comentar , de colocar seu pedido de oração e de ler os comentários , pois neles estou colocando dicas e respodendo algumas dúvidas dos leitores do blog