Como escrevo no blog

Andréia M.Duarte.

Obs.: Desculpe-me se eu não for muito técnica ou cheia de normas ao escrever aqui, é que com o passar dos anos, descubro cada vez mais que a obra de Deus é simples de fazer, nós é que a complicamos, com tantas regras, liturgias etc..
Não que a Obra de Deus deve ser feita de forma desorganizada, mas quantos desistem principalmente no departamento infantil, porque se acham incapazes.
Muita organização, tabelas, burocracias no trabalho do Senhor atrapalha.Desorganização é algo que não pode haver no trabalho de Deus.
Uma coisa é ser desorganizada, outra é perder tempo com tanta coisa sem necessidade.
Ore e peça ao Senhor para te ajudar a achar o equilíbrio.
Faça tudo conforme as suas forças, sabendo que os que esperam no Senhor sempre as terão renovadas.

08/01/10

Estudo as crianças : Dia do trabalhador


O DIA DO TRABALHADOR
 Conhecimento para o líder ou professor

 (Primeiro estou dando a história de como foi criada esta data, mais 

(Embaixo está o estudo e de que forma você pode  apresentá-lo a criança)


Como foi criado

Extraído site :Wikipédia

 

No dia 1 de Maio de 1886 realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação centenas de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de um dos protestantes. No dia seguinte, quatro de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos polícias que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objetivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersa pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições labora.
A 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.
Até o início da Eram Vargas (1930-1945) certos tipos de agremiação dos trabalhadores fabris eram bastante comuns, embora não constituísse um grupo político muito forte dado a pouca industrialização do país. Esta movimentação operária tinha se caracterizado em um primeiro momento por possuir influências do anarquismo e mais tarde do comunismo, mas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, ela foi gradativamente dissolvida e os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo.
Até então, o Dia do Trabalhador era considerado por aqueles movimentos anteriores (anarquistas e comunistas) como um momento de protesto e crítica às estruturas sócio-econômicas do país. A propaganda trabalhista de Vargas, sutilmente, transforma um dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador. Tal mudança, aparentemente superficial, alterou profundamente as atividades realizadas pelos trabalhadores a cada ano, neste dia. Até então marcado por piquetes e passeatas, o Dia do Trabalhador passou a serem comemorados com festas populares, desfiles e celebrações similares. Atualmente, esta característica foi assimilada até mesmo pelo movimento sindical: tradicionalmente a Força Sindical (uma organização que congrega sindicatos de diversas áreas, ligada a partidos como o PTB realiza grandes shows com nomes da música popular e sorteios de casa própria.
Aponta-se que o caráter massifica dor do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo.
Estudo Para a criança sobre
O DIA DO TRABALHADOR

Como usar o estudo
Andréia M.Duarte

Você pode introduzir este estudo em uma aula da escola dominical ou fazer  uma tarde especial para dá-lo. Pode ser introduzido na mensagem dos cultos infantis.

Para o líder
Andréia M.Duarte

No dia 1º de maio, faça uma comemoração com as crianças para todos os que trabalham. É uma ótima oportunidade para ensiná-los sobre o valor do trabalho.
Mostre a eles que o trabalhar foi uma ordenança de Deus. Mostre o que a Bíblia falado preguiço e do trabalhador . Faça um painel com fotos de vários tipos de trabalhadores
Explique algumas profissões tanto da Bíblia como dos dias atuais. Existe também o trabalho espiritual que é o de ganhar almas para Cristo . No trabalho secular nós recebemos o dinheiro como recompensa do nosso trabalho. No trabalho espiritual recebemos bênçãos de Deus .

Para a criança:
Andréia M.Duarte
PARA A CRIANÇA.
Andréia M. Duarte
Vocês sabiam que o trabalho foi instituído por Deus?
No Jardim do Edem quando o homem foi expulso do paraíso.
Deus disse a ele que do trabalho das suas mãos ele comeria.

Trabalhar é muito importante. A Bíblia fala contra a preguiça. Mas tem hora que bate aquela preguiça! Todos nos adultos ou crianças temos um momento em que sentimos a preguiça se aproximando, mas a Bíblia diz que quando sentirmos preguiça se aproximando temos que observar a formiga. Ela trabalha sem parar e sempre tem comida.Você pode dizer : Sou apenas uma criança , não devo trabalhar só estudar .Que nada a criança que tem Jesus no coração é trabalhadora desde pequena não deixa a preguiça tomar conta dela .Sabe,existem muitas crianças que tem que trabalhar desde sedo para ajudar no sustento da família e impede-a até de estudar .Claro que isto está errado . Toda criança precisa brincar estudar...
Mas você pode trabalhar também. Como? Ajudando a mamãe em casa. Você pode fechar as gavetas que abriu, organizar seus brinquedos e livros , ajudar à mamãe a por o lixo lá fora.Ajudar a vovó. Criança que desde cedo ajuda os pais, avós. É uma criança trabalhadora e quando crescer será um grande trabalhador e conseguirá muitas coisas boas. Mas pra isto tenho que deixar a preguiça de lado.


Aguardem histórias e trabalhinhos para fixar este tema 
Nenhuma permissão é dada para a reprodução de postagens assinadas por mim  em sites, blogs, boletins on-line, através de e-mails, internet ou qualquer outra (em linha) uso.
Porém ficarei muito feliz da utilização das mesmas em sua igreja e departamento




Comentários

Não deixe de comentar , de colocar seu pedido de oração e de ler os comentários , pois neles estou colocando dicas e respodendo algumas dúvidas dos leitores do blog