Como escrevo no blog

Andréia M.Duarte.

Obs.: Desculpe-me se eu não for muito técnica ou cheia de normas ao escrever aqui, é que com o passar dos anos, descubro cada vez mais que a obra de Deus é simples de fazer, nós é que a complicamos, com tantas regras, liturgias etc..
Não que a Obra de Deus deve ser feita de forma desorganizada, mas quantos desistem principalmente no departamento infantil, porque se acham incapazes.
Muita organização, tabelas, burocracias no trabalho do Senhor atrapalha.Desorganização é algo que não pode haver no trabalho de Deus.
Uma coisa é ser desorganizada, outra é perder tempo com tanta coisa sem necessidade.
Ore e peça ao Senhor para te ajudar a achar o equilíbrio.
Faça tudo conforme as suas forças, sabendo que os que esperam no Senhor sempre as terão renovadas.

08/01/10

Festa na igreja como organizar



Festa na igreja
Como Organizar
Andreia M. Duarte

Uma festa ou comemoração com as crianças de sua igreja pode se muito produtiva e alegre se for feita com carinho e dedicação. Existem certos passos que precisam ser seguidos para que a comemoração não venha trazer pontos negativos como nervosismo, correria e em alguns casos até confusão. Uma comemoração é um momento de alegria e não de aborrecimento. Abaixo citaremos alguns pontos a ser observados:

Escolhendo a data
O que se vai comemorar? Aniversário do grupo infantil? Dia das mães? Dia dos pais?Qual será a data? Quantos dias estão faltando? Com estas informações será possível planejar como vai ser a comemoração e o que dará ou não tempo de fazer.
Quando a festividade não é uma comemoração  do calendário como dia das mães por exemplo , mas uma confraternização ou encontro de crianças , devemos escolher uma data que seja mais fácil para todos comparecerem . As datas de início de mês são as melhores pois a maioria das pessoas receberam seus salários ficando mais fácil a contribuição .
Quanto maior o evento mais tempo precisa para ser preparado
Não se esqueça de agendar junto a igreja a data da sua festividade para não correr o risco de se aborrecer tendo outro evento no mesmo dia .
Evite festividades muito perto do Natal  onde muitos viajam ou tem gastos muito grandes .
Comunique com os pais sobre a data escolhida .
DEFININDO O TEMA
O TEMA: Tirando as datas comemorativas como: Dias das mães, pais, etc. Podemos fazer outras comemorações como, por exemplo, o aniversário do grupo de crianças ou uma confraternização. Para essas festividades é importante antes de tudo definir um tema. Geralmente nas igrejas o tema é definido e tirado da Bíblia Sagrada, baseado em um versículo ou uma história bíblica, como por exemplo, a Arca de Noé. A escolha de um tema facilitará muito na escolha da decoração, dos louvores que serão cantados, etc..
A escolha do tema é muito importante .Não podemos escolher um tema apenas porque é bonito ou engraçado .Temos que escolher um tema que ensine uma verdade bíblica .
A festividade é uma oportunidade que não pode ser perdida . Pais e filhos estarão juntos Escolha um tema que pode atingir o coração de todos .
Cuidado com temas muito complicados .Entenda o tema , ore , peça a Deus que fale primeiro ao seu coração
Não escolha o tema de qualquer maneira ou porque tem uma música bonita
Veja sugestões de temas  de festividades para sua igreja:
Clik aqui

DEFINA AS PRIORIDADES, O QUE SE DEVE FAZER
Após definir o tema, data é hora da festividade, deve-se colocar no papel se vão haver apresentações,  decoração, lembrancinhas, lanche...

-OS LOUVORES:
São as músicas que serão cantadas. É muito bom quando as músicas ou pelo menos algumas tenham a ver com o tema .Serve para fixar a mensagem
 Cuidado para escolher musica de acordo com a idade. Caso faça uma festividade com crianças de várias faixas etárias distribua as músicas de forma que tenha uma que agrade a uma faixa etária e outra que agrade a outra faixa etária . Podem-se formar pequenos grupos com a mesma idade e ensaiar músicas próprias para a idade deles. Escolha quem vai ensaiar e ensaie com antecedência
Veja como ensaiar de forma divertida as crianças-clik aqui


-AS APRESENTAÇÕES: São peças teatrais, louvores, poesias e tudo mais que se pode apresentar durante a festividade. Na escolha dessas apresentações deve-se levar em conta o tempo que falta para a festa, pois serão preciso ensaios e outros preparativos com: cenário, roupas apropriadas de acordo com as apresentações.
Cuidado para não escolher apresentações complicadas que causam desgastes
Veja sugestões de peças, jograis: clik aqui

-AS LEMBRANCINHAS: Nos dias comemorativos é costume fazer alguma lembrança para se dar as mães, pais, avós etc.. No caso de aniversário temos o presentinho do aniversariante. E nas festas como dias das crianças têm sempre o prazer de presenteá-las com algo. Para isso definir o que será presenteado, ou que lembrancinha dará como também a quantidade de lembrança que daremos. Cada igreja tem uma realidade financeira e precisa adequar as suas lembranças a elas.
Cuidado para não escolher lembrancinhas difíceis de fazer que tome muito tempo e que serem muito cara (Fora da realidade)

Veja como planejar as lembrancinhas de sua igreja: clik aqui

-O UNIFORME: Cuidado, cuidado, cuidado. Uniforme pode trazer muito problema se não for  bem esquematizado .
É necessário observar alguns pontos como: A condição financeira dos pais das crianças e a disponibilidade de material
É incabível uma criança não participar de uma festividade porque não tem uniforme
Veja modelinhos de uniformes: clik aqui

-O LANCHE.  Não é preciso dar lanche em todas as comemorações que fazer com as crianças, porem as que forem feitas com lanche deve-se ter o cuidado para que seja suficiente para todas as crianças. A opção de lanches é grande, porém deve ser de acordo com o caixa do departamento ou o que se conseguir arrecadar com contribuições para a festividade.
Há maneiras criativas de se dar um lanche, uma bala, jujuba...
Providencie pessoas para dar o lanche às crianças.

-Veja sugestões de lanches: clik aqui


-A DECORAÇÃO:
A decoração envolve criatividade e disposição. Deve-se analisar o que se vai fazer o tempo que se tem as pessoas que estarão ajudando, e principalmente o material que vai ser gasto com a decoração.
A decoração deve ressaltar o tema escolhido


Veja também as seguintes postagens:
 
Datas comemorativas , dias especiais --Clik aqui

DECORAÇÃO DE IGREJAS PARA FESTA INFANTIL-Clik aqui
As datas comemorativas e as crianças -Clik aqui
Coreografias infantis-dicas e modelos de roupas -Clik aqui
Decorações de balões -Clik aqui

Nenhuma permissão é dada para a reprodução de postagens assinadas por mim  em sites, blogs, boletins on-line, através de e-mails, internet ou qualquer outra (em linha) uso.
Porém ficarei muito feliz da utilização das mesmas em sua igreja e departamento

Comentários

Não deixe de comentar , de colocar seu pedido de oração e de ler os comentários , pois neles estou colocando dicas e respodendo algumas dúvidas dos leitores do blog