Nosso lema :

Pr Nelson Duarte e Mss. Andréia M.Duarte.


Quem ganha uma criança para Cristo , salva uma vida inteira Pv.22;6

08/01/2010

Idéias de culto infantil e Tipos de cultos infantis, chá infantil

TIPOS DE CULTO INFANTIL


Andréia M. Duarte

Quando falo de tipos de culto infantil estou falando que o culto infantil tem características e liturgias próprias dele de acordo com a idade das crianças, o horário, a quantidade de crianças cultuada e também a igreja que se frequenta.
O culto infantil é a oportunidade que você terá de levar os pequeninos a aprender a adoração a Deus como igreja, congregação.
É importante mostrar as crianças que Deus se agrada quando um grupo de pessoas se reúne com um só objetivo que é a adoração a Deus.
Para que isto aconteça precisamos fazer com que a liturgia do culto seja interessante, cativante e séria. Claro que ensinando as crianças com crianças que são. Até uma brincadeira que parece não ter nenhuma seriedade pode ser usada para ensinar coisas sérias e importantes.
Abaixo estarei falando de alguns tipos de culto infantil

CULTOS TODOS OS DIAS PARALELAMENTE AOS DOS ADULTOS
Quantos líderes de crianças já entregaram o trabalho por causa desses cultos. É a famosa “salinha” ou “cultinho” Onde os pais deixam seus filhos para ficarem a vontade no culto e as “tias” Viram a babás.
Isso pode mudar. Basta você se organizar , programar , orar ao Senhor
Esses cultos diários devem ter temas e objetivos. Deus não te colocou na frente das crianças para se babá e nem para olhar eles pintando a arca de Noé .
Deus te colocou para ensinar as crianças. E a oportunidade ideal para ensiná-los. Então mãos a obra.
 Faça uma programação que seja mensal bimestral ou anual.


CULTOS SEMANAIS.


São cultos realizados uns vês por semana. Geralmente aos sábados .
Estes cultos devem ser programados com antecedência. Para que não fique um culto repetitivo e sem graça para as crianças .O ideal é que no início do ano já se escolha um tema para trabalhar e divida esse tema em doze tópicos com quatro tópicos cada  sendo cada tópico para um mês e cada sub tópico para uma semana .Parece difícil ? Não. Saiba que se você orar a Deus ,Ele  te dará esta sabedoria para que você se organize


CULTOS MENSAIS.

São os cultos realizados uma vez por mês. Cultos que podem ser uma verdadeira festa . Mas não faça nada sem um tema. Programe para ensinar as crianças em todas as oportunidades

Temos também cultos bimestrais...
Os cultos em casas, praças serão abordados na postagem de evangelização


Abaixo listei alguns pontos importantes para a organização de um culto infantil.
Clik e aproveite as dicas.
 
COMO ORGANIZAR –clik aqui 

ESCOLHENDO UM TEMA PARA O CULTO clik aqui   


ESCOLHENDO AS MÚSICAS PARA O CULTO clik aqui 


ORNAMENTAÇÃO DO CULTO INFANTIL clik aqui  


LANCHES PARA O CULTO INFANTILclik aqui  

Nenhuma permissão é dada para a reprodução de postagens assinadas por mim  em sites, blogs, boletins on-line, através de e-mails, internet ou qualquer outra (em linha) uso.
Porém ficarei muito feliz da utilização das mesmas em sua igreja e departamento

3 comentários:

  1. Amei seu blog.Estava procurando algo e encontrei o q real
    mente me interessa. Pois seu blog é maravilhoso. Tenha certeza vai me ajudar muito. Estou começando trabalhar com crianças e preciso muito de idéias boas como as suas. Deus os abençõe muito.

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADA POR SUAS PALAVRAS MARINES.
    DEUS TEM ME DADO MUITAS IDÉIAS , PENA QUE AINDA NÃO CONSEGUI COLOCAR A MAIORIA , MAS SÃO IDÉIAS , A PRÁTICA VOCES É QUE FARÃO .
    ENTÃO A CRIATIVIDADE MESMO FICA NAS MÃOS DE VOCES QUE SEI IRÃO USAR DA M ELHOR MANEIRA POSSÍVEL.
    COLOCO ASIDÉIAS MAS VOCES TEM O TOQUE ESPECIAL . FICO SÓ IMAGINANDO COMO FICARÁ ESSES TRABALHOS SERÃO FEITOS .
    DEUS ABENÇOE VOCE E SUAS CRIANÇAS

    ResponderExcluir
  3. Ola,gostei muito de ter vindo em seu blog,muita igrejas sabem a importancia de investir nas crianças,mas poucos sabem como trabalhar com elas.meu pastor esta se preocupando com a area infantil,bem provavel que aja um estudo com professores capacitados na area infantil,se voce for do rio de janeiro,ja fica um convite no ar,nao é da minha auçada convidar,mas orando ao Senhor que pode todas as coisas quem sabe.minha matriz fica em bangu.
    e o pastor falou mais vamos ver nossas crianças tirando das maos desses meninos do trafico e colocar uma biblia nas maos deles.
    imagino ser um trabalho dificil.pois se fosse facil todas igreja estariam repletas de crianças.
    Que Deus na pessoa de Jesus te abençoe.

    ResponderExcluir

Oi faça um comentário ou uma pergunta e depois volte para obter a resposta .Você também pode dar uma sugestão para complementar a postagem .

Comentários

Não deixe de comentar , de colocar seu pedido de oração e de ler os comentários , pois neles estou colocando dicas e respodendo algumas dúvidas dos leitores do blog