Nosso lema :

Pr Nelson Duarte e Mss. Andréia M.Duarte.


Quem ganha uma criança para Cristo , salva uma vida inteira Pv.22;6

27/10/2014

Como lidar com as líderes de dep. Infantil das congregações?

Projeto missionários da alegria
Como lidar com as líderes de dep. Infantil das congregações? 

            
Andréia. M. Duarte

  Não copie nada deste blog antes de ler o que está aqui

Escutai reis, e procurai compreender. Aprendei governantes de toda a Terra.
 2-Prestai atenção, vós que dominais os povos e vos orgulhais com o grande número de súbditos.
 3 - O vosso poder vem do Senhor, e o domínio vem do Altíssimo. Ele examinará as obras que praticardes e sondará as vossas intenções. Prov.6:6

Cada um viva de acordo com a graça recebida e ponde-vos ao serviço dos outros, como bons administradores da graça que Deus vos concedeu. 1 Pedro 4:10

Liderar não é uma tarefa fácil. Liderar não é impor, demonstrar autoritarismo.
Liderar é motivar, orientar, ajudar e principalmente conseguir que os liderados te entendam e te ajude a fazer aquilo que Deus colocou em seu coração.
Já errei na liderança e sei que ainda vou errar, mas para mim o principal erro é esquecer-se de que estamos liderando algo que não é nosso, é de Deus.
As pessoas que estamos liderando, são ovelhas do Senhor; pessoas que tem uma chamada, e que lideram e ensinam crianças. Isso é algo imprescindível
Eu como líder posso marcar a vida dessa pessoa, desestimulando-a e até fazendo com que ela entregue seu cargo.
Mas posso marcar lindamente com meu exemplo, ajudando-a a cumprir o objetivo Deus e também a incentivando a levar a Palavra aos pequeninos.
Veja mas sobre o que é a liderança cristã clicando aqui
Já me deparei com coordenadores que falam das líderes de congregação de forma arrogante, como se elas não soubessem nada e como se fossem inferiores, principalmente quando se referiam as líderes de congregações pequenas. Quanta ignorância! Falo de ignorância não no sentido de falta de educação, mas no sentido de falta de conhecimento e visão espiritual.
-Sirva


Muitos acham que foram feitos líderes para ser servido, isto não é verdade, fomos escolhidos para servir a quem estamos liderando.
Jesus mostrou claramente que isso é o principal objetivo da liderança dando o exemplo no seu ministério. Tenho visto coordenadores de campo, não só os de departamento infantil, mas de outros departamentos reclamarem porque não receberam o que eles dizem ser honra quando vão a uma congregação. Se formos a uma congregação deve ser com o objetivo de servir.
-Trate os líderes com respeito
Respeito se conquista, aprendi isso cedo, não quero dizer que prendi na minha primeira liderança, mas porque comecei a liderar ainda uma adolescente. Já errei quando achei que respeito se conquistava com autoritarismo. Se no mundo secular o autoritarismo não funciona , imagine no mundo espiritual .
Respeito se conquista com amor, atenção seriedade e misericórdia e principalmente com exemplo.
Considere cada líder, dê atenção e você receberá em troca respeito e admiração,
- Veja as suas necessidades, ajude nas suas dificuldades.
É claro que não conseguirá atender todas as necessidades do dep. infantil das congregações, mas você pode ajudar dando ideias, comparecendo nos trabalhos, conversando com o pastor...
-Seja amigo
Quantos lideres de crianças se tornam rivais dos coordenadores ou até concorrentes. Ficam cada um tentando mostrar que é melhor, que faz isso ou aquilo mais que o outro. Seja amigo, parceiro e incentivador dos líderes das congregações.
 Mantenha um diálogo
 Converse, comunique da melhor maneira, mande mensagens, telefone, não só para cobrar, lembrar , mas para elogiar , saber notícia. Quando algo estiver errado, converse. Não mande recado, ninguém gosta de receber recados.
Nunca use de ameaças, isso é a pior coisa que se faz.
Seja um mediador
 Muitos são os conflitos que envolvem uma liderança, sejam líderes e vices, líder e pastor, líder e pais de criança.
Seja sempre o mediador ,Ore , procure orientação de Deus quanto você tiver algum problema para resolver neste sentido.
Incentive
Incentive-os a orar, ler a Bíblia. Tenha versículos, palavras de incentivo.
O líder cristão é aquele que segue a Cristo e inspira outros a segui-Lo também.

PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS NO DEPARTAMENTO INFANTIL GERAL.
Liderar é enfrentar problemas. Deus te colocou como líder para resolver os problemas.
Quantos entregam o trabalho justamente por causa dos problemas. Não há liderança sem situações difíceis .
Seja líder. Não fique toda hora levando problemas para o pastor presidente, ou para os pastores de congregação. Enfrente o problema com sabedoria
Não deixe que um probleminha vire um problemão. Isso acontece quando deixamos o tempo passar e o problema crescer.
Só levo problemas para o pastor se não conseguir resolve-lo de forma nenhuma
Se você ficar levando todos os problemas para o pastor, vai acabar trazendo mais problemas para os seus liderados, e será tido como um líder que não lidera. Levamos ao pastor quando não damos conta de resolver ou problemas específicos que precisam da sua aprovação ou exceções que sabemos que acontece.
Veja alguns dos principais problemas que um coordenador geral pode enfrentar.

Pastores de congregação não comprometidos com o dep. Infantil.
Este é o problema mais recorrente no dep. Infantil. É para mim um dos mais difíceis e demorados de se resolver.
Ore, a oração quebra resistência. Além disso, conquiste esse pastor, como? Mostrando seriedade no seu trabalho, dando atenção, mostrando que você quer ajudar a igreja dele, que você quer ajudar o departamento infantil, pois assim você está ajudando-o.
Se comprometa em estar em algumas programações da igreja. E converse , fale sempre que possível sobre a importância de se evangelizar uma criança .Não   se ponha como superior a um pastor ,.ele tem autoridade espiritual .Muitos  coordenadores acham que porque tem um cargo eu envolve liderança geral ou porque ’’é da sede’’, está acima de um pastor de congregação .Isto atrapalha muito .
Quando o pastor não é comprometido com o dep. Infantil, acaba tendo uma líder desmotivada na congregação. Trabalhe com ela ,incentive-a  e mostre que ela tem um trabalho a fazer , independente se o pastor está apoiando-a ou não , as crianças precisam de salvação , de ensinamento , se Deus  colocou ela lá neste momento é porque Ele sabe que ela tem como superar esses obstáculos .
Outra situação de falta de apoio é quando a líder de criança é insubordinada, briguenta...
Sempre que você for fazer alguma programação que envolve congregações não deixe de comunicar ao pastor. Veja de que forma a líder de criança está passando para o pastor as coisas que você pede para ela passar .
Pastores de congregação não consideram as programações gerais do departamento infantil.
Já enfrentei isso, não é fácil. Mas sempre Deus me deu vitória.
Converse com ele, e aja sempre com seriedade. Porém se de tudo isso não resolver , esta é uma das situações em que temos que levar ao conhecimento do pastor presidente ,mas não no primeiro momento. Faça tudo para resolver esta situação antes. Ela não é fácil, pois passa pela abertura dos olhos espirituais, tanto esta situação quanto a que descrevi antes dela. Deus é um Deus que faz aquilo que não podemos fazer que é abrir a visão espiritual.
Não deixe esta situação se prolongar.
Problemas entre o pastor da igreja e o líder de crianças.
São inúmeros, mas um dia com certeza alguns deles vão chegar até você. Muita cautela, ouvindo os dois lados e sempre procure agir de forma que os ajude Não seja defensora (o) só do líder de criança, achando que tudo que acontece nas congregações é porque o pastor não apoia o departamento infantil.
Já vi líderes de crianças que ignoram as ordens de seu pastor porque veio uma ordem diferente da sede, Isso não pode acontecer, ensine a obedecer ao pastor local, e ai esse pastor é que vai resolver esta questão entre ele e a organização da sede.
Nunca faça nada para desautorizar um pastor de congregação diante de uma líder infantil. Isso é totalmente errado. O pastor local tem toda a responsabilidade sobre a igreja e seus liderados.
Líderes de crianças que desconsideram as programações do campo.
Nunca comparece a nada. Não leva as crianças, não se esforça para cumprir os compromissos...
Isso tira todo mundo do sério. Você age assim?   Você está errado, e está atrapalhando e desestimulando a liderança.
Agora se você tem pessoas assim na sua equipe, é preciso tomar uma providência. Converse e mostre que quando assumimos um compromisso com alguém, fica também registrada diante de Deus, a Bíblia fala sobre isso, que o que ligamos na terra também é ligado no céu e que ao assumirmos uma liderança estamos assumindo todos os compromissos que este cargo envolve. Principalmente o que se refere a nossa sede .
Dê oportunidade após a conversa para mudanças, mas se mesmo assim depois de alertar a pessoa continua sem compromisso, então é hora de conversar com o pastor, Não converse acusando, mas explique da necessidade da líder de crianças da igreja que ele pastoreia estar comprometida com a coordenação geral. Dê a ele tempo para a solução do problema, caso persista então é hora de sugerir a mudança do líder de criança, pois pode ser o caso de alguém que não tem chamada estar liderando, e isso não leva a nada.
Desavenças entre líderes de crianças de congregação e equipe.
Só tome uma atitude em relação a esse problema se for solicitado, este é um problema interno da congregação que deve ser resolvido de preferencia pelo pastor local. Mas se pedirem a sua ajuda a primeira coisa a fazer é orar e pedir a Deus a orientação.
Procure ver os dois lados da questão, analise e seja pacificadora. Muitos problemas como esse são  produzidos por falta de comunicação , falatório .
Às vezes é inevitável tirar alguém da equipe, mas isso deve ser apenas sugerido ao pastor pela coordenadora geral.
Lembre-se ele é quem tem a autoridade sobre a sua congregação.


Podia listar inúmeros problemas como, não ter dinheiro pra levar crianças às promoções, não sabia...
Faça tudo para ter certeza que a congregação ou o líder de criança ou o pastor tenha realmente sido avisado, Conscientize os líderes que assim como você está se esforçando para programar, realizar, eles também precisam se esforçar para comparecer.
Faça com amor. O coordenador é um incentivador ,precisamos pedir a Deus estratégias para  falar  a ponto de incentivar nossos liderados a comparecer .Pra mim é muito frustrante saber que alguém participou de uma programação só para não ser puxado as suas orelhas ,Não que já errei neste sentido , claro sim ,  nos amadurecemos , tudo que escrevo aqui é baseado nas minhas experiências .
Leia também :Principais problemas enfrentados pelo líder infantil e sua equipe , muito do que abordo lá  serve para o coordenador   de campo também .é só clicar aqui .(Em construção aguarde )

Nenhuma permissão é dada para a reprodução de postagens assinadas por mim  em sites, blogs, boletins on-line, através de e-mails, internet ou qualquer outra (em linha) uso.

Porém ficarei muito feliz da utilização das mesmas em sua igreja e departamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi faça um comentário ou uma pergunta e depois volte para obter a resposta .Você também pode dar uma sugestão para complementar a postagem .

Comentários

Não deixe de comentar , de colocar seu pedido de oração e de ler os comentários , pois neles estou colocando dicas e respodendo algumas dúvidas dos leitores do blog