Nosso lema :

Pr Nelson Duarte e Mss. Andréia M.Duarte.


Quem ganha uma criança para Cristo , salva uma vida inteira Pv.22;6

27/10/2014

EBF como preparar o seu campo



    
Projeto Missionários da Alegria
     EBF como preparar o seu campo 


Andréia. M. Duarte

  Não copie nada deste blog antes de ler o que está aqui

A EBF é sem dúvida uma programação muito importante. Em muitos campos é a única programação importante do campo .
Encontramos muitos artigos sobre como preparar uma EBF. Aqui   como sempre falo , escrevo sobre as minhas experiências .
Lembre-se, você é uma coordenadora de campo, e tudo que você fizer, precisa ser direcionado ao campo. No caso da EBF é importante para um coordenador orientar os líderes de crianças  sobre como fazer a EBF.
Muitos líderes de crianças nunca fizeram uma EBF.

Não sabe o que é uma EBF? Clique aqui e aprenda .

A escolha do tema da EBF.
Você e sua equipe pode escolher um tema para todo o campo. Isto facilita o treinamento.
Você  terá a tranquilidade de saber que o tema que as congregações irão fazer será um tema que realmente edificará as crianças.
Porém você também pode deixar as líderes a vontade para fazerem a sua EBF do tema que quiserem. Mas mesmo assim é importante que você tenha um tema para oferecer para aquelas que tiverem dificuldades em encontrar um tema .
Aqui no blog você pode aprender como escolher um tema para EBF e encontrar alguns temas, vendemos temas pela internet, temas completos também.


Treine sua equipe.
É importante ter esse treinamento, mesmo se cada um escolher um tema diferente. Faça pelo menos dois meses antes da EBF. Gosto de fazê-lo um pouco antes. Já na primeira reunião do ano sugiro o tema, se todos concordarem ai já fica definido e na segunda reunião , isso em fevereiro , no máximo até março , dou o treinamento para a EBF. Assim há tempo suficiente para o preparo.
O treinamento consiste na explicação do tema, histórias e também na confecção dos trabalhos manuais.
Também é necessário falar sobre a liturgia e como eles devem formar a equipe para trabalhar na EBF de sua congregação.
Mesmo que você decida ter um tema só para todo o campo, deixe-os a vontade para escolher como será a decoração, lanche e trabalho manual, mas dê sugestões, pois muito líder tem dificuldades nesta escolha.

Uniformes
É comum fazer camisetas para a EBF. Confesso que sempre dá um probleminha esta questão de uniforme mas , sabemos que o inimigo não quer ver  o povo de Deus uniforme .
Se seu campo vai fazer camisa, então você pode:
Optar opor fazer uma camisa só para todo o campo - Neste caso escolha o modelo. Pode escolher uma malharia e  pedir para cada congregação ir lá fazer seu pedido , sendo cada congregação responsável pelo pagamento na malharia , é o que eu mais gosto de fazer .
Ou então, você fazer o pedido para cada igreja e ficar responsável pelo pagamento.
Faça o possível para não ficar na ultima ora. O que  se tratando de campo é complicado mas não impossível.

Incentive-as a buscar recursos.
Muitas igrejas não fazem EBF porque dizem que não tem condições. Quem quer faz , ainda mais que  servimos ao Deus da providência .Então  leve ao treinamento técnicas e ideias para a arrecadação de dinheiro . Mas lembre-se não arrume coisas complicadas demais ou muito caras para fazer no campo. Muitas líderes , acabam tendo que tirar dinheiro do próprio bolso para fazer a EBF de sua igreja ,].Outras até desistem , por não ter dinheiro .

Participe da EBF
Como coordenador geral é importante à visita nas congregações nos dias de EBF, por isso, se possível não fique preso na sede realizando a EBF de lá. Não especifique também o mesmo horário para a EBF.
Tem líder que só pode fazer a EBF a noite, outras a tarde e outras pela manhã, o que para o coordenador visitar é bom. Não determine quantos dias de EBF,mas saiba , EBF de um dia não é EBF.
Hoje é mais fácil saber o como está a EBF nas congregações, as pessoas mandam fotos por exemplo.

Eventos da EBF na sede.
Você pode optar por fazer a EBF  do campo na sede , se o seu campo for pequeno com poucas congregações .Mas neste caso é importante envolver plenamente as líderes de criança das congregações .
Pode-se fazer a abertura ou o encerramento na sede e  as aulas nas congregações .Prefiro , neste caso fazer só a abertura .Estratégia de campo grande , pois  o encerramento precisa de brindes e lanche .Além disso tem a entrega dos diplomas , em uma programação na sede nem sempre vão todas as crianças , principalmente as de pais descrentes .
Não faça uma programação na sede de EBF  que  sacrifique as congregações financeiramente pois elas já terão gastos na EBF delas .Use o bom senso .
Quer saber mais sobre como organizar uma EBF? Clique aqui

Bom, aqui estão algumas dicas, mas cada campo é cada campo.
Se no seu campo nunca teve EBF, que tal começar? O começo não é fácil, mas quem sabe você será o pioneiro da implantação da EBF no seu campo. Que Deus continue abençoando o seu ministério.

Nenhuma permissão é dada para a reprodução de postagens assinadas por mim  em sites, blogs, boletins on-line, através de e-mails, internet ou qualquer outra (em linha) uso.
Porém ficarei muito feliz da utilização das mesmas em sua igreja e departamento
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi faça um comentário ou uma pergunta e depois volte para obter a resposta .Você também pode dar uma sugestão para complementar a postagem .

Comentários

Não deixe de comentar , de colocar seu pedido de oração e de ler os comentários , pois neles estou colocando dicas e respodendo algumas dúvidas dos leitores do blog