Nosso lema :

Pr Nelson Duarte e Mss. Andréia M.Duarte.


Quem ganha uma criança para Cristo , salva uma vida inteira Pv.22;6

27/11/2014

Como escolher um preletor para crianças

Projeto Missionários da Alegria

Como escolher um preletor para crianças

Escolher alguém para pregar para crianças não é tarefa fácil.
Tenho muita preocupação neste sentido. Muita gente está pregando pra criança, o que é muito bom, pois temos mais opções e mais crianças sendo evangelizadas.
Porém precisamos ter em mente algumas coisas antes de escolher alguém para pregar aos pequeninos 

Não copie nada deste blog antes de ler o que está aqui
1º-Quero um pregador ou um animador?


Existe uma grande diferença entre um animador e um pregador. O animador vai passar o tempo todo brincando e animando as crianças, ai a minha ressalva em relação aos palhaços. Não sou contra pregadores de criança se vestir de palhaços desde que sua pregação não vire uma palhaçada.
Lembro a você que esse blog tem como objetivo ensinar e também alertar.
Não vejo motivo para se fazer uma festa evangélica na igreja para as crianças, se algo não for ensinado.
Você pode ter o animador, mas tenha o pregador. Muitos animam e pregam ou pregam e animam, fazem uma pregação animada, alegre que chama a atenção das crianças e pais, mas tem conteúdo. Assim você terminará a festa com aquele gostinho de “As crianças aprenderam” que é o gostinho que todo o verdadeiro líder de criança deve ter. E é maravilhoso, mais gostoso do que chocolate.
Já presenciei algumas festas com pregadores de criança que não ensinaram nada. Que triste!
Ao convidar alguém pra pregar, converse e mostre a essa pessoa que você presa a Palavra.
Que ela pode trazer o recurso que quiser se vestir de boneca, palhaço e etc., desde que a sua igreja concorde, mas deve trazer a Palavra para as crianças.
Assim o pregador, já se preocupará mais com a preparação para ir a sua igreja.

2º-Quero um pregador para crianças ou para adultos?


Essa é uma questão. As igrejas pentecostais, da qual faço parte, dão muito valor a pregador que “mexe com a igreja”, se não houver manifestação de línguas, por exemplo, o pregador não é uma bênção. Claro que isso não é uma regra de todas.
Com isso o líder infantil se sente pressionado a convidar um pregador que faça o “fogo cair” para os adultos. Que pena ! Tanta festa de adulto que se tem em que as crianças não entendem quase nada da mensagem e na hora da única festa anual delas, não pode ter um pregador que fale a língua delas. Não se preocupe  com os adultos ,Deus falará com eles .Se preocupe com as crianças .
Outra coisa que não tenho experiências boas para contar é a questão do pregador mirim. Falo das minhas experiências .
Até hoje todos os pregadores mirins que já vi não pregaram para criança. Mas para adulto. Me lembro bem de uma festa que fui quando era coordenadora em um campo ,que convidaram um pregador mirim que na época era muito famoso .Quando ele foi pregar , os adultos ficaram em pé em frente as crianças  e elas não enxergava nada .
O menino pregou maravilhosamente para os adultos que pulavam e falavam em línguas , mas as crianças cochilavam , queriam sair para comer lanche, etc.
Vai ai um conselho. Se você tem um pregador mirim na sua igreja, fale sobre isso com ele, mostre que em festa de criança ele tem que pregar para crianças. Deixa a pregação do adulto para o culto de adulto .

3º-Procure referência.


Isso é muito importante. Procure referência sobre quem você quer que pregue para a s suas crianças. Hoje através da internet temos facilidade de  conhecer um pouco do trabalho dos pregadores de crianças. Mas também infelizmente não podemos confiar em tudo. Então faça o possível para buscar referências .Será que esse pregador congrega? Em que igreja?
Assim você ficará muito mais tranquilo.

  4º Veja as despesas.


Quanto vai custar para trazer esse pregador? É um ponto importantíssimo.
Muitos são cantores também e enviam um número de CDs para serem vendidos. Outros pedem uma oferta e outros tem um valor a ser estipulado .
 Além disso, alguns se hospedam na casa de irmãos, outros só em hotéis. Alguns só viajam de avião , outros precisam do combustível do carro ...
Veja minha opinião: Não seja explorado. Isso mesmo.
Na verdade o certo é não cobrar nada.
Mas entendo até por pregar também, que os pregadores não dão conta de viajar por conta própria todas as vezes que vão pregar. Por isso acho justo que a passagem e a hospedagem seja providenciado  pela igreja que o convidou .
Outra questão que sabemos é o caso das gravadoras que exigem uma cota de CDs vendidos. Ai vai de cada um .
Mas cuidado se sua igreja for pequena com a quantidade de CDs que você vai pegar.  Como já vi líderes nervosos e até brigando com o esposo, por não ter conseguido vender a quantidade de CDs exigida e ter que tirar do bolso para cumprir o compromisso.
Mas se você fizer com antecedência e dependendo da sua igreja ou campo, pode ter certeza que conseguirá ajudar esse cantor ou preletor.
Acho justa a igreja presentear o preletor infantil com uma oferta em forma de presente, o que sempre ajuda. Principalmente aqueles que não cobram para pregar .
Isso deve ser pensado com antecedência, não contando apenas com a oferta da festa. O valor sempre é aquilo que Deus tocar em seu coração .Lembre-se que aquele pregador saiu de sua casa , preparou a mensagem , tudo para levar o melhor .Muitas vezes a igreja prefere presentear com algum presente ao invés de dinheiro . Se você for convidar alguém e sua igreja realmente não tiver condição, mas mesmo assim essa pessoa só se dispuser a ir se tiver oferta. Que tal convidar outra pessoa ? Pense nisso.


 Então analise e bote no papel:
Despesa com transporte
Hospedagem
Oferta 

5º Priorize os pregadores locais

Tem muita gente boa por ai. Às vezes buscamos longe o que se tem bem melhor em casa. Você pode convidar uma líder de seu campo para pregar .Isso ajudará ela que terá seu ministério reconhecido e também incentivará outros líderes .Mas se ia dar oferta para os de fora , porque não presentear os de casa e tratar com o mesmo carinho e respeito .

 6-Mostre ao seu pastor quem vai pregar para as crianças.

Dê preferencia antes de convidar. Veja se a pessoa que vai pregar tem costumes como os da sua igreja ou se tem a disposição de se adaptar a ela. Isso já foi conflito em muitas igrejas. Por exemplo , igreja que não aceita fantoches e de repente aparece o preletor com um grupo de fantoches .E ai ?
Então preste atenção para não ter problemas futuros. Caso o preletor seja diferente do que sua igreja está acostumada , converse com o pastor e peça a sua autorização , assim você está respaldado para agir .
Creio que tudo deve ser feito com oração e submissão. Ore pedindo a Deus que te oriente em relação ao preletor e nunca passe por cima das orientações do seu pastor .

7º Dê um tema.

Eu particularmente gosto de tema, e gosto de ser chamada para pregar para crianças quando me dão um tema. Acho necessário que uma festa já tenha um objetivo.
Se a decoração, os louvores e a mensagem forem relacionados ao tema, com certeza produzirá uma lembrança espiritual mais nítida. Pois quando a criança lembrar da festa ela lembrará do que lhe foi ensinado .Tenho experiência própria com isso .Cresci na igreja e lembro-me principalmente das festas que tiveram temas e até já reproduzi uma festa de criança  que participei quando ainda era uma menina .
Mas isso claro é o que eu gosto de fazer, você pode também pedir ao pregador para falar com você previamente sobre o que ele vai falar e qual o recurso que vai usar.

8º-Fale sobre o horário o tempo da pregação.

Explique quantos minutos o preletor vai ter ou pergunte quanto tempo ele vai precisar. E por favor, em nome de Jesus, não desvalorize a palavra e nem o pregador, dando a ele o final do culto, já tarde com as crianças cansadas. Suplico !  Valorize a Palavra de Deus no seu ministério.
Sou a favor de por a mensagem no meio do culto e não no final. Porque a Palavra tem que ser exprimida ?Será que é porque que todos têm que receber oportunidade se não sairá triste? Será que o nosso Deus não fica triste depois de ter nos ajudado tanto na realização de uma festa dita pra Ele e não darmos tempo para Ele falar?
A melhor oportunidade que podemos ter é ouvir a voz de Deus. Depois da Palavra continue dando as oportunidades .Não faça uma programação muito extensa .

9º-Cumpra tudo o que foi combinado com o pregador.

Muitas igrejas usam até um termo de compromisso, é uma pena que isso seja necessário.
Mas cumpra todo o combinado, por isso é necessário conversar direitinho com o pregador e o pastor antes do convite se oficializar. Meu irmão , não faça a indelicadeza de convidar alguém e já perto da festa  dispensá-lo .Nunca passei por isso , mas conheço pessoas que passaram .E uma falta de consideração , salvo se tiver um imprevisto justificável .
Você como líder, é responsável pelo pregador ou cantor desde o momento da chegada, até a hora da partida. Dê assistência .


Bom, espero que tenha sido esclarecedor o que escrevi e que possa te ajudar. No mais é orar .
Pretendo por uma lista de preletores no blog. Se você quiser que seu nome conste nesta lista , mande-me um e-mail .
missionariosadaalegria@hotmail.com

Por favor Comente o que você achou da matéria , dê sugestões ou até críticas , queremos sempre melhorar o blog , além disso  seu comentário pode ajudar outras pessoas ,


Nenhuma permissão é dada para a reprodução de postagens assinadas por mim  em sites, blogs, boletins on-line, através de e-mails, internet ou qualquer outra (em linha) uso.
Porém ficarei muito feliz da utilização das mesmas em sua igreja e departamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi faça um comentário ou uma pergunta e depois volte para obter a resposta .Você também pode dar uma sugestão para complementar a postagem .

Comentários

Não deixe de comentar , de colocar seu pedido de oração e de ler os comentários , pois neles estou colocando dicas e respodendo algumas dúvidas dos leitores do blog