Nosso lema :

Pr Nelson Duarte e Mss. Andréia M.Duarte.


Quem ganha uma criança para Cristo , salva uma vida inteira Pv.22;6

10/12/2014

07 de Janeiro – DIA DA LIBERDADE DE CULTO NO BRASIL

Projeto missionários da alegria

07 de Janeiro – DIA DA LIBERDADE DE CULTO NO BRASIL
 Andreia M Duarte

Não copie nada deste blog antes de ler o que está aqui
A liberdade de culto é uma conquista muito importante da sociedade brasileira. Sem ela talvez fossem como os países comunista, ou chamado cortina de ferro, onde o governo controla qualquer manifestação religiosa.
Mas graças a Deus moramos em um país onde temos liberdade para ir à igreja e adorar a Deus.

               Veja o que nos diz a constituição do nosso país:

A Constituição brasileira de 1988 consagrou de forma inédita que os direitos e garantias expressos na Constituição "não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte." (artigo 5°, (parágrafo) 2°). Assim, os direitos garantidos nos Tratados de Direitos Humanos ratificados pelo Brasil integram a relação de direitos constitucionalmente protegidos.
A Constituição Federal consagra como direito fundamental a liberdade de religião, prescrevendo que o Brasil é um país laico, ou seja, nosso Estado não pode adotar incentivar ou promover qualquer deus ou religião, embora propicie a seus cidadãos uma perfeita compreensão religiosa, tanto para quem acredita em deus (es) como para quem não acredita neles, proscrevendo a intolerância e o fanatismo.
 Assim, o Estado presta proteção e garantia ao livre exercício religioso, mas deve existir uma divisão muito acentuada entre o Estado e a Igreja (religiões em geral), de forma que suas decisões não sejam norteadas por doutrinas religiosas; portanto, não pode existir nenhuma religião ou deus oficial, qualquer que sejam. Em seu artigo 19, a Constituição Federal proíbe ainda a todos os entes federativos brasileiros o estabelecimento de cultos religiosos.
A Constituição Federal, no artigo: 5° VI, estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.
O texto acima foi extraído Wikipédia

O motivo que escrevo sobre este assunto é porque acho importante conscientizar nossas crianças sobre essa grande bênção que é morar em um país onde temos liberdade de cultuar o nosso Deus.
Esta é uma oportunidade de falarmos sobre missões e os países que não tem essa liberdade, sobre os missionários que vivem nesses países e suas dificuldades.
Leia sobre o assunto e vá preparado para as perguntas.
Prepare essa aula não com o intuito de assustar as crianças, mas de alertá-las e de ensiná-las a agradecer por poderem cultuar a Deus.
É uma oportunidade também de falar sobre o preconceito em relação às pessoas que tem um culto diferente do nosso.
Deus, não aceita que façamos acepção de pessoas, não podemos tratar alguém diferente por causa da sua forma de culto e nem porque cultuam algo que não cultuamos.
É preciso ensinar as crianças sobre evangelização e discriminação que é algo totalmente diferente. Muitas crianças são ensinadas a não terem amizade com crianças que tem pais  umbandistas por exemplo .Isso não é certo , não foi esse o ensinamento de Jesus , Ele se aproximou das pessoas para evangeliza-las .
Precisamos ensinar as nossas crianças a conviver com pessoas que não professam da nossa fé, sem, contudo se contaminar com o credo delas. Isso não será difícil se contarmos com a ajuda do Espírito Santo .
Quando ensinamos as nossas crianças a amar, ensinamos a serem tolerante e com isso a se tornarem a imagem de Deus. E quanto à evangelização? Será que é certo aproximarmos uma criança de outra que não tem a mesma fé, mesmo correndo o risco de que ela seja influenciada? Claro que é possível basta ensinarmos essa criança no caminho que se deve andar, é uma promessa bíblica.
Vamos aproveitar essa data para ensinar nossas crianças a evangelizar seus coleguinhas de outra religião sendo amigas delas.
Precisamos também neste estudo mostrar para a criança que ela tem direito a ter sua religião respeitada. Não precisa se sentir inferior a nada por ser uma serva de Deus .
Outra coisa que não podemos deixar é de levar as crianças a orarem pelos países onde não se pode ter outra religião. Faça desse momento um momento muito especial. Você pode até providenciar uma criança vestida de  estrangeiro , e por ela lendo uma cartinha de um relato verdadeiro de como é difícil orar nos países onde não se tem liberdade religiosa .
É um desafio, sei que podemos, pois o Senhor está conosco.


Programação.
Esta data, pode se preparar um estudo para as crianças de conhecimento e conscientização sobre a liberdade de culto e também a liberdade religiosa.
Colha figuras que representam várias religiões e faça um mapa bem grande do Brasil e cole as figuras nele, mostrando que esta é a realidade do nosso país.
Todos podem prestar culto de acordo com a sua religião e ninguém deve ser discriminado por isso.

Como vamos falar sobre Daniel na história, você pode decorar fazendo uma grande janela e colocando uma figura de Daniel orando do lado de dentro como se a parede fosse à parede do quarto dele. Escreva  na parte de cima , algo que faça as crianças refletirem como por exemplo; Louvo a Deus porque eu posso orar no meu país quando  eu quiser !









Lembrancinha.

Faça um marcador de Bíblia ou outro tipo de lembrança para que as crianças se lembrem de que moram em um país onde elas têm liberdade de cultuar, e que precisam respeitar esse direito que a outra pessoa tem.
Abaixo estou sugerindo marcadores de Bíblia. Você pode também manda-los enfeitar um quadrinho com os  dizeres :No meu quarto , na minha casa e no meu país tenho liberdade de louvar a Deus.
Esse quadrinho pode ser feito de papelão ou outro material, é para a criança colocar em seu quarto.






















Abaixo alguns versículos apropriados:

-E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos. Salmos 119:45

- Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. 2 Coríntios 3:17

-O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; Isaías 61:1.

-A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, há anunciar o ano aceitável do Senhor; Isaías 61:19.

Para o professor ou líder.

-1 Coríntios 8; 8 -Ora a comida não nos fazem agradáveis a Deus, porque, se comemos nada temos de mais e, se não comemos, nada nos falta.
9 -Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos.
10 -Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?
11 -E pela tua ciência perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu.
12 -Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo.
13 -Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize.

Andreia M Duarte

Liberdade! A palavra de Deus nos ensina que foi para a liberdade que Cristo nos chamou. Mas sabemos que o objetivo de satanás é justamente o contrário que é o de nos escravizar.
Temos em nosso Brasil uma grande dádiva que é a liberdade de prestar culto ao nosso Deus.
Podemos ir à igreja, e até montar uma, conforme aquilo que acreditamos.
No meio evangélico, embora haja uma diminuição desse sentimento, ainda encontramos pessoas muito preconceituosas em relação às pessoas que não professam a mesma fé que nós.
Há uma diferença muito grande entre crer e ser preconceituoso. Todas as guerras relacionadas a  religião vieram do preconceito .
Todos somos amados por Deus. O fato de alguém ainda não ter aceitado a Jesus não faz dele uma pessoa que deve ser ridicularizada e posta de lado .
Lembre-se de como Jesus tratou os pecadores, ele não os tratou com indiferença, mas com amor.
Quando somos alcançados realmente pelo amor de Deus, abrimos nossa visão em relação a essas pessoas dignas, que não professam a mesma fé que nós, mas são alcançadas pela mesma misericórdia que também nos alcança.
Conhecemos a Bíblia e sabemos que só há um caminho para o Céu, e esse caminho se chama Jesus. Porém não podemos discriminar aqueles que ainda não estão seguindo esse caminho .
Como mostrar-lhes o caminho tendo preconceito, julgando-os só por causa da religião?
Deus nos deu uma missão de evangelizar que é levar as boas novas de Salvação.
O que são estas boas novas? São mensagens de amor. Jesus veio ao mundo em uma época de muito preconceito, principalmente entre os radicais da lei.
Veja como Jesus se portou diante de tanto radicalismo. Ele não deixou de pregar a palavra e ensinar, porém amou até mesmo os mais radicais. Não impôs a sua palavra, mas convenceu-os através do amor muitos a segui-lo.
Como líder ou professor de criança, precisamos entender bem esta diferença, para podermos ensinar nossas crianças.
Pense, hoje temos liberdade de cultuar, esse é o nosso direito, assim como é o direito das pessoas de religião diferente fazerem o seu culto.
Não seja daquelas pessoas que não respeitam a fé dos outros, que chutam as coisas das outras religiões, fazem piadinhas de mau gosto.
Enquanto não conhecíamos verdadeiramente a Jesus, tínhamos liberdade de servirmos a outras religiões, agora conhecemos a Jesus e temos liberdade de servi-lo assim como tínhamos antes e não reconhecer essa liberdade para as outras pessoas é um erro  grandíssimo de pessoas imaturas espiritualmente.
Evangelizar é um ato de amor supremo e cremos na verdade que liberta. Então vamos orar e pedir sabedoria a Deus para evangelizar sem preconceitizar , se é que existe esta palavra .
Preconceito é um sentimento ruim que tenho em relação a alguém sem conhecê-lo. Criei um  conceito prévio , sem conhecimento  e muitas vezes alheio a realidade .
Que tal conhecer pessoas de outras religiões, conviver com elas e derramar sobre elas o amor de Deus. Vai ficar muito mais fácil falar de Jesus .
Pense sobre isso, veja quais são os seus conceitos em relação a esse assunto, ore e peça para Deus mudar aquilo que você pensa , e você vai descobrir pessoas maravilhosas a sua frente e também novas maneiras de evangelizar estas pessoas.
Que Deus abençoe seu trabalho com as crianças!



Para as crianças
Andreia M Duarte

Oi amiguinho!
Hoje é um dia importante e devemos conversar sobre ele. O dia da liberdade de culto.
Você sabe o que isso quer dizer?(Espere que as crianças respondam)
É o dia separado para lembrarmos que no nosso país todos tem liberdade de ter a religião que quiser e de fazer o culto que quiser. Como assim?
O católico tem liberdade de fazer a sua missa, de adorar as imagens, o macumbeiro ou o espírita também tem liberdade no nosso país, de fazer suas oferendas e cultuar os espíritos que eles querem cultuar.
O budista tem liberdade de adorar a Buda e assim por diante.
Nós os evangélicos temos toda a liberdade de cultuar a Deus. Isso é maravilhoso !
Essa lei foi criada para que as pessoas respeitassem a fé das outras. Nenhum colega seu pode zombar ou te maltratar porque você é crente , assim como você não pode de maneira nenhuma rir , chatear, brigar com alguém que não é crente.
Jesus ensinou isso.
Na Bíblia, encontramos o apostolo Paulo ensinando que tem pessoas que acham que comer carne é pecado, outras acham que não é pecado comer carne. O que Paulo fala é que eu devo aceitar  o irmão que come da mesma forma do que não come .
Deus nos aconselha que se eu for comer carne na frente de quem não come, e se aquela pessoa ficar escandalizada, por isso, é melhor que eu não coma.
Já vi crianças rirem de coleguinha porque seus pais são macumbeiros. Que coisa feia! Isso é totalmente contra os ensinos de Jesus.
Respeitar o colega de outra religião, não é concordar com a religião dele e nem segui-la.
Vocês estão entendendo? Posso evangelizar meu amigo que é de outra religião.
A Bíblia fala sobre isso, mas sem ofendê-lo e sem força-lo. Jesus não recebe nada forçado , só o que for de coração .
Convencer meu amigo que servir a Jesus é muito bom e só será possível se eu souber amá-lo.
Às vezes é difícil conviver com uma pessoa que pensa totalmente diferente de nós, mas Jesus nos ajudará a sermos acima de tudo tolerantes.
Nunca deixe de ser amigo de alguém que tem outra religião, claro que você é um servo de Deus e jamais vai fazer algo que Jesus não aprova, mesmo se seu amigo for seu melhor amigo do mundo. Jesus é o melhor dos melhores amigo , o número um da sua vida .
Vamos evangelizar nossos amigos, e jamais desrespeitá-los por causa da suas fé?

Eu creio nisso. Fique esperto você tem Jesus no coração .




História
O perseguidor que virou perseguidor.
Andréia M. Duarte

Saulo era um menino muito obediente. Desde sedo ele aprendeu a amar a Deus. Seus pais eram muito religiosos. Eles criam em Deus e eram muito respeitadores da lei.
A lei que falo é um conjunto de mandamentos dados por Deus a Moisés, há muito tempo atrás.
Eram muitos os mandamentos, e serviam para o povo não fazer coisas que poderiam desagradar a Deus e também prejudicar as pessoas.
Por exemplo, podemos ver os dez mandamentos. Alguém sabe algum dos dez mandamentos ?(Deixe que as crianças falem)
Muito bem. Só que muitos desses mandamentos eram difíceis para o povo cumprir e outros cumpriam apenas por medo e não por amor a Deus.
Então Deus vendo isso se entristeceu muito e decidiu mandar Jesus para nos trazer outro mandamento. Mas fácil de entender .
Acontece que no antigo testamento tinha uma lei que era olho por olho e dente por dente. Isso queria dizer que se um colega te desse um soco , você teria que sová-lo também .Ai Jesus veio dizendo que se um colega te der um tapa , você deve virar o rosto pra ele bater do outro lado .
Que absurdo você deve estar pensando. Mas o que Jesus ensinou foi que eu não devo me afastar de alguém que me magoou mas devo oferecer meu perdão , mesmo correndo o risco de ser magoado demovo .
Mas vamos voltar pra história de Saulo. Ele cresceu aprendendo a antiga lei , e entendia que todos que não a guardassem deviam ser destruído .
Quando já grande decidiu perseguir aqueles que não seguiam a lei como ele. Saulo  perseguia e ajudava a matar as pessoas.
Todos tinham medo dele. Só que ele achava que estava fazendo certo .Que aquilo agradava a Deus .Ele queria que as pessoas servissem a Deus por medo e não por amor .
Jesus já tinha vindo a terra e ensinado o amor. E muitas pessoas que pensavam como Saulo tinham se convertido e passaram a pensar diferente .Saulo tinha muita raiva dessas pessoas e as perseguia  muito .
Um dia Saulo decidiu ir a uma cidade perseguir os cristãos. De8s amava Saulo de decidiu dar um basta naquela situação .Quando Saulo estava indo a cavalo para a cidade de Damasco , aconteceu algo extraordinário .
Um clarão surgiu do céu e fez com que Saulo caísse no chão. Na mesma hora Saulo ficou cego e ouviu uma voz bem forte  que  perguntou :Saulo , Saulo , porque me persegues ?
Saulo na mesma hora perguntou: Quem ES tu?
E Jesus respondeu:- Eu sou Jesus a quem too persegues!
A partir desse momento a vida de Saulo foi totalmente mudada. Ele encontrou a Jesus.
Pra começar Deus mudou o seu nome de Saulo para Paulo.
E ele aprendeu muitas coisas, descobriu que a perseguição que ele fazia achando que estava agradando a Deus na verdade era totalmente errado. Deus agora estava ensinando a Paulo a amar as pessoas da forma que são.
Paulo escreveu várias cartas em que fala sobre tolerarmos as pessoas que não tem a mesma fé que nós.
Ele foi chamado de apóstolo dos gentios. As pessoas que ainda não serviam a Deus eram chamadas de gentios .
Mas também aconteceu um fato na vida de Paulo. Ele que perseguia as pessoas que serviam a Jesus , agora passou a ser perseguido .Isso mesmo , Paulo começou a ser perseguido pelas pessoas  que eram como ele antes , foi preso por amor a Jesus , mas nunca negou a sua fé .
Deus quer nos ensinar uma linda lição hoje. Não devemos rir , chatear dos nossos amigos , primos só porque eles tem uma religião diferente . Devemos orar por eles para que o amor de Deus os alcance.
Você tem no Brasil liberdade de servir a Deus e não será preso porque serve a Jesus. Mas  você pode ser perseguido por sua fé , quando um amigo ri de você por causa de você ir a igreja ou outras coisas que você não faz por amor a Jesus .
Você tem direito. Isso quer dizer que ninguém aqui no Brasil pode te obrigar a fazer uma coisa que  você  acha que não deve fazer pois pode entristecer a Deus . Faça assim também com o colega que tem o mesmo direito que você.
(Aos líderes: Deixe o assunto correr, deixe que façam perguntas e vá preparado, principalmente para os maiores).


(Obs. Esta história pode ser transformada em uma apresentação, contada com fantoches ou Datashow, se você quer as figuras ou o slide ou os fantoches dela, clique aqui e saiba como adquirir).



Se você quer figuras das histórias contadas aqui, ou slides das mesmas.
É só mandar um e-mail pra



Nenhuma permissão é dada para a reprodução de postagens assinadas por mim  em sites, blogs, boletins on-line, através de e-mails, internet ou qualquer outra (em linha) uso.
Porém ficarei muito feliz da utilização das mesmas em sua igreja e departamento





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi faça um comentário ou uma pergunta e depois volte para obter a resposta .Você também pode dar uma sugestão para complementar a postagem .

Comentários

Não deixe de comentar , de colocar seu pedido de oração e de ler os comentários , pois neles estou colocando dicas e respodendo algumas dúvidas dos leitores do blog