Nosso lema :

Pr Nelson Duarte e Mss. Andréia M.Duarte.


Quem ganha uma criança para Cristo , salva uma vida inteira Pv.22;6

08/01/2010

Escolhendo um tema para o culto infantil

-->
ESCOLHENDO UM TEMA PARA O CULTO INFANTIL
Andreia M. Duarte
Ter um tema  para o culto infantil é muito importante.
O tema te ajuda não só na organização mas te dá certeza de que uma mensagem está sendo passada .
A escolha do tema deve ser feita com muita seriedade

Como escolher temas


1-Comece orando . Peça direção a Deus
2 -Escolha temas  segundo a necessidades e conhecimento  das suas crianças
3- Faça uma planílha já com temas para os próximos cultos seja eles bimestrais , mensais , semanais ou diários .

Você pode escolher um tema e dividi-lo em subtemas

Exemplo . Tema semanal sobre a vida de Jesus .

Segunda –feira - O nascimento de Jesus
Terça- feira -A infância de Jesus
Quarta- feira -  Jesus convida os discípulos
Quinta- feira -Os milagres de Jesus
Sexta- feira - As parábolas de Jesus
SábadoO sacrifício de  Jesus
DomingoA ressurreição de Jesus


Comece dividindo temas em subtemas e você ficará surpreso com o resultado
 Abaixo coloquei os temas que Deus me deu para trabalhar com a CRIADA em 2009 .Quando eu era a coordenadora .
O tema base era missões.
Colocarei aqui os temas mas se você quiser a apostila com todos eles + programação para todos+ histórias para todos  , é só entrar em contato comigo -Aqui



11 temas para os cultos infantis mensais em sua congregação foram criados a partir do tema da CRIADA 2009.    

Mês
TEMA
BASE
1
FEV
SEMETINHA DA PALAVRA DE DEUS
Luc8:11
2
MAR
SEMENTINHAS QUE PRODUZEM VIDA
João 10:10
3
ABR
SEMENTINHAS DO ARREPENDINENT0
Mat 3:8
4
MAI
SEMENTINHAS DA MISERICÓRDIA
Ef: 2;4
5
JUN
SEMENTINHAS QUE CURAM
Lc 9:2
6
JUL
SEMENTINHAS QUE ALIMENTAM
Jo 6;35
7
AGO
SEMENTINHAS QUE PRODUZEM FÉ

8
SET
SEMENTINHAS QUE PRODUZEM LIBERDADE
Lc 4:19
9
OUT
SEMENTINHA QUE PRODUZEM SORRIZOS
Mat 13:20
10
NOV
SEMENTINHAS DO AMOR
João 15:13
11
DEZ
JESUS, SEMENTE DE DEUS
João 3:16

           OS TEMAS DOS CULTOS  Semanais
Nº.
TEMA
T.BÍBLICO
                          FEVEREIRO
um
A salvação, presente de Deus.
Rm 6:23. a
2
O que é missões?
Mc 16:15
3
Louvando ao Deus de missões
Fm 1:4 a
4
Posso ser um missionariozinho
Mt 11:25
                       MARÇO (Usando meu corpo para fazer missões)
1
Mãozinhas e pesinhos usados por Deus em missões.
Sl 126:6
Rm 10;15
2
Minha boca usada por Deus em missões.
Lc12:12
3
 Meus olhos usados por Deus em missões.
João 4;31a
4
Meus ouvidos usados por Deus em missões.
Rm 10:14
                     ABRIL (Missionários no Antigo Testamento)
1
O missionário Noé
2 Pd 2:5
2
O missionário Moisés
Ex 3:4
3
A menina missionária
2 Rs 5;1-3
4
O missionário Daniel
Dn 2;20
                 MAIO (Missionários do Novo Testamento)
1
João Batista, o primo missionário.
Mt 3.1
2
Pedro, o pescador de almas.
Mt 4:18,19
3
Felipe, pregador do etíope
At 26:27
4
Paulo, o grande missionário.
2 Tm 1;11
             JUNHO (Jesus ensinou missões com parábolas)
1
O semeador
Mt 13;5-8
2
A ovelhinha perdida
Mt18;12-14
3
O bom samaritano
Lc10:25-34
4
O filho pródigo

             JULHO (Jesus ensina missões curando)
1
A cura do paralítico
Mt 9:14,15
2
A cura do mudo.
Mt.12;22
3
A cura do cego
Mc 8;22
4
A cura de um surdo
Mc 7:31

         AGOSTO (Jesus ensina missões fazendo maravilhas)
1
A água que virou vinho                                         João 2;1,11
2
A calma da tempestade
Lc 8;22-25
3
Alimentando multidões
Lc15;11-32
4
A ressurreição de lázaro
Jo11;43
               SETEMBRO (Meu campo missionário)
1
Minha família
At ; 16;31
2
Minha cidade
At 5;42
3
Meu País
Lc 4;13
4
O mundo
Mc 16;15
            OUTUBRO (Conhecendo missões no meu pais)
1
 Missões no Norte
Mt 4;19
2
Missões no Sul
Lc 4. 18
3
Missões Leste
Mt 22;9
4
Missões no Oeste
1Co 9;16
              NOVEMBRO (Conhecendo missões nos Países)
1
Japão.
At 13;47
2
África do sul.
Lc 4 ;19
3
Bolívia.
At;28;28;
4
Índia.
Mc 3;15
              DEZEMBRO (Adorando a Jesus , o maior missionário)
1
Que ama
Rm 9:39
2
Que liberta
Mt .11;28
3
Que cura
Mt14;14
4
Que salva
Mt 18;11



Qualquer verdade bíblica pode ser ensinada a crianças de qualquer idade . Basta conhecê-las e saber as palavras certas e a forma de dizer .
Por esta razão você não encontrará neste blog   divisões de temas de acordo com a idade . Os temas e tudo mais que estarão aqui postados servem para todas as idades .
Se você parar um pouco e  observar as suas crianças .De que forma falam e entendem tudo em sua volta , saberá levar a palavra na linguagem de cada uma .


Abaixo coloquei alguns temas .Estarei colocando sempre colocando novos temas .
A medida que puder colocarei  mensagens , decoração etc... para cada um deles.Os temas que estiverem grifados ou de outra cor são os que possuem links que valem a pena você 




1- JESUS , MEU AMIGÃO


2- MEU CORAÇÃO É UMA CAIXA DE AMOR 


3-CORAJOSOS DA BÍBLIA


4-APRENDENDO SOBRE OS CÉUS


5-MENTIRA , COISA FEIA 


6-O CONTADOR DE HISTÓRIA – JESUS

Aguarde mais temas

 Veja também:


IDEIAS PARA CULTO INFANTIL Clik  aqui


TIPOS DE CULTO INFANTIL –Clik  aqui

COMO ORGANIZAR O CULTO INFANTIL- Clik  aqui

ESCOLHENDO AS MÚSICAS PARA O CULTO- Clik  aqui

ORNAMENTAÇÃO DO CULTO INFANTIL- Clik  aqui

LANCHES PARA O CULTO INFANTIL- Clik  aqui


Nenhuma permissão é dada para a reprodução de postagens assinadas por mim  em sites, blogs, boletins on-line, através de e-mails, internet ou qualquer outra (em linha) uso.
Porém ficarei muito feliz da utilização das mesmas em sua igreja e departamento

16 comentários:

  1. Miriam


    olá querida,parabéns pelo maravilhoso blog que vc criou.Gostaria que vc me enviasse as apostilas com o tema de missões para estar aplicando nos cultos em minha igreja.Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Ola..A Paz do Senhor Amada..
    Este é meu primeiro ano como lider das crianças, e tambem o meu primeiro culto, teremos todos os meses até Dezembro..

    Preciso de sua ajuda.. amei como vcs fizeram com a CRIADA 2009, Nos cultos mensais...

    vc tem este material aí, que tipo de hino cantaram? como foi o painel?

    me ajude por favor!!

    Obrigada e que Deus a continue abençoando!!

    ResponderExcluir
  3. a paz do Senhor amiga gostaria que vc me enviasse as apocomstilas com o tema de missoes para eu trabalha com sa minhas crianças eu sou lider pela primeira vez e estou um pouco perdida por favor me ajude eu faço parte da assembleia de DEUS em abreu elima com a admistração do pr robeto meu nome é diana o meu emeio é diana missões@ hotmail.com fica com Deus querida e obrigada

    ResponderExcluir
  4. A Paz do Senhor
    Querida por gentileza me envie as apostilas.
    Seu cantinho é muito bonito e funcional.
    Meu e-mail debluiza@yahoo.com.br

    Att
    Débora Luiza

    ResponderExcluir
  5. preciso do tema do culto que vc trabalhou com as crianças em 2009.Nao só o tema mais tudo completo.tem jeito de me ajudar? tema sementinhas da palavra de deus. obrigada com carinho

    ResponderExcluir
  6. Olá amanda.
    Me encantei com seus materias.
    Esse ano é o meu primeiro como líder infantil, gostaria de contar com sua ajuda.
    é possível vc me enviar os materias?

    Meu email é thaisecaldas@yahoo.com.br

    Desde já agradeço.

    Fique com Deus !

    ResponderExcluir
  7. graca e paz!!
    amei o seu blog, nossa fico horas navegando nele, estou comecando agora no ministerio infantil e seu blog me ajuda a colocar minhas ideias em ordens,tenho muitas ideias e as vezes nao sei como usa-las, lendo seu blog consigo me organizar e ME inpirar cada vez mais .VOCE E UMA PESSOA INCRIVEL E REALMENTE UINGIDA POR DEUS.. BJOSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  8. oi moro no exterior e gostaria de adquirir suas apostilas , vc poderia me enviar , mesmo eu morando fora?

    ResponderExcluir
  9. a paz do senhor irmã, meu nome é luciana sou pastora em minha cidade campo grande -ms. este trabalho é uma benção , assim como voce gosto muito do ministério infantil e tenho certeza de que nosso senhor esta muito feliz com voce , gostaria de saber como posso obter este material para fazer um culto somente voltado as crianças, pois precisamos muito ajudar a esses pequeninos a se encontrar com nosso senhor jesus o mais rápido possivel . conto com a irmã .

    ResponderExcluir
  10. a paz irmã, gostaria de obter suas apostilas , vc pode me ajudar amei , e sei que irá ajudar muito a obra aki. a paz do senhor jesus , e que vc possa crescer mais e sempre pra gloria do senhor. pastora luciana

    ResponderExcluir
  11. Irmã Andreia, gostei muito do seu blog, me deu muitas ideias , mas gostaria de um pouco mais;em outubro será a festividade do meu departamento infantil Lírio dos vales e ainda estou sem idéia do que fazer, porem tenho que começar logo pois etou sozinha sem ninguem para me ajudar por isso preciso começar a preparar tudo agora, desejo idéias se puderes me ajudar, outra coisa estou começando agora marinheira de primeira viagem.
    Meu nome é Ana Mary, sou da igreja Assembleia de DEUS do trapiche da barra em Maceió/AL, meu emai´l é anamary35_@hotmail.com. Desde já agradeço, e que DEUS te abençõe.

    ResponderExcluir
  12. bom dia benção,irmã estava navegando em seu blog que é uma benção e me interecei por um tema do mes de agosto e é o tema 3 alimentando multidões só que não achei ele em lucas 15:11,32 sera q a irmão poderia me ajudar agradeço de de já obrigado se quizer mandar pro meu email e harryson28@hotmail.com obrigado...

    ResponderExcluir
  13. OLÁ AMEI TUDO,VC PODERIA ME MANDAR AS APOSTILAS?ESTOU COMEÇANDO E ESTOU PRECISANDO DE AJUDA,DEUS TE ABENÇÕE!

    ResponderExcluir
  14. Olá, minha querida amei as suas idéias são geniais, gostaria de que publicasse mais temas s epossível, adorei...beijos..Francisca DF.

    ResponderExcluir
  15. Olá Gostaria que vc me enviasse a apostla com o tema missões e ouitros que vc tivesse.

    Rebeca

    ResponderExcluir
  16. A paz irmã
    Já conseguiu desbloquear seu e-mail??? se não me envia um e-mail que vou te passar orientações para desbloquear. Tive o meu bloqueado e sei o quanto é ruim. Meu e-mail idaletemelob@hotmail.com

    Vou estar viajando este final de semana ministrando curso para Educadores Infantis, mas não demoro.

    Se blog é muito bom!!! Continue assim, com esta dedicação. Eu quase não tenho tido tempo para postar novidades no meu.

    Um bJÃO

    ResponderExcluir

Oi faça um comentário ou uma pergunta e depois volte para obter a resposta .Você também pode dar uma sugestão para complementar a postagem .

Comentários

Não deixe de comentar , de colocar seu pedido de oração e de ler os comentários , pois neles estou colocando dicas e respodendo algumas dúvidas dos leitores do blog