Nosso lema :

Pr Nelson Duarte e Mss. Andréia M.Duarte.


Quem ganha uma criança para Cristo , salva uma vida inteira Pv.22;6

27/10/2014

Eu coordenador geral do dep. Infantil?

o que faz uma coordenadora infantil
Eu coordenador geral do dep. Infantil?
Andréia. M. Duarte

  Não copie nada deste blog antes de ler o que está aqui

Vós não escolhestes a mim mas eu escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos e o vosso fruto permaneça...João15;16

Um belo dia, seu pastor chega para você e te diz: Minha irmã estive orando e senti de Deus em colocar a irmã como coordenadora geral do campo (Isso quando ele não fala nada e você só fica sabendo no culto administrativo, na hora em que ele te chama à frente para te empossar, o que é muito comum na assembleia de Deus rs, rs,).
Bom, se a tempo de pensar em uma resposta, você pode ir pra casa, orar, pensar nos pros e nos contra. Mas, se não há tempo , você toma posse sem saber direito o que fazer e vai pra casa  super.  preocupado . Mas nas duas situações a pergunta é sempre a mesma: Eu, coordenadora (o) geral do dep. Infantil?

Não tenho tempo, capacidade e nem dinheiro, meus filhos são pequenos ou grandes demais e tenho os netos que ajudo. Sou muito nova, velha doente, sadia demais. Não tenho paciência, sou paciente demais ...
Podia ficar aqui listando um número enorme de situações que a primeiro momento  pode nos fazer dizer não a esse cargo.
Já pensei assim, mas Deus me fez ver em algumas ocasiões que:
               
É importante você também ler este post: Como posso saber se tenho chamada para evangelizar as crianças? Será este meu dom?   (é só clicar nele)

1º-Quem dirige minha vida?
O coração do homem propõe o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos. Pv.16;9
A minha vida está dirigida por Deus. Se esta é sua resposta, então saiba que Deus quer que você seja uma coordenadora de crianças. Deus jamais direcionaria seu pastor a te oferecer esse cargo se não fosse essa a sua vontade.
Mas irmã Andréia , e se o pastor não tiver direcionado por Deus ?Mas você está, e acredite nisso, então Deus não permitiria que o pastor te desse um cargo se isso não fosse a vontade dele para a sua vida . Isso é crer que a vida está sendo guiada por Deus. Então aceite o cargo se você realmente crê que Deus comanda a sua vida. Dependa do Senhor para te guiar.

2º-Mas eu sou capaz?            
Não que sejamos capazes, por nós , de pensar alguma coisa, como de nós mesmos: mas a nossa capacidade vem de Deus. .2 Co 3:5

 Realmente não temos capacidade para fazer a obra de Deus. É uma obra espiritual, nós somos carnais.
Não temos visão espiritual, audição espiritual  e nem sensibilidade .Perdemos tudo isso lá no jardim do Éden quando o homem pecou .Porém temos um Deus que não nos abandonou .
A obra é dele , não se esqueça , é do interesse dele nos capacitar. O Senhor disse que estaria conosco, Ele não nos deixa só.
Se eu fosse esperar estar capacitada para aceitar cargo em igreja, jamais teria trabalhado nela. Nunca me prepararam antes de me colocar em nada na igreja. A igreja primitiva também passou por isso, hoje temos muitos lugares onde podemos buscar ajuda, mas antes não tinha nada disso. A capacidade vem do alto, Deus vai capacitando aos poucos à medida que precisamos. Ele nos ensina quando nos colocamos a seu dispor e pedimos a sua ajuda.  Não se preocupe se na sua igreja tem muitas pessoas formadas e você não é , conheço líderes de crianças que não sabem ler e fazem um excelente trabalho , contam com pessoas para ajudar e não se envergonham .
Tenho visto muitos pedagogos e outros profissionais não darem conta de  uma classe de escola dominical .
Não estou criticando quem tem formação, mas estou falando que a obra de Deus é espiritual e a capacidade realmente necessária vem do alto. É claro que se unirmos a técnica com a espiritualidade será uma maravilha.
A maior forma de receber capacidade de Deus é reconhecer que precisa dela .

 3 º- Não tenho tempo e nem dinheiro?

Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus. Fp 4:19
Você teria coragem de apresentar esta justificativa para seu Deus? Não tenho tempo. Todos nós temos tempo para fazer a obra de Deus, se isso não está acontecendo é preciso reorganizar a sua vida. Trabalhar para o Senhor é uma necessidade de cada cristão .Eu não posso deixar que todos os meus compromissos e necessidades desse mundo  me prenda de tal forma que não faça nada pra Deus .Deus está te chamando, ore e reorganize seu tempo .Faça as seguinte pergunta ; QUE EU POSSO TIRAR DA MINHA VIDA PARA DAR ESPAÇO PARA TRABALHAR PARA O MEU DEUS ?
Quando queremos fazer direito, corremos atrás, buscamos ajuda, e Deus coloca no nosso caminho seja pessoas e profissionais para nos ajudar, mulheres de oração para interceder por nós, mantenedores da obra para financiar os nossos projetos, que coisa linda é o nosso Deus. Muitas vezes queremos comparar o nosso trabalho com o trabalho de alguém que coordenou antes de nós , ou vemos tanta coisa na internet e pensamos que nunca vamos fazer igual . Isso é uma forma errada de pensar, para cada um em cada época Deus tem uma maneira de fazer e de agir, seja você mesma, e permita que Deus te use, muitas coisas que vemos são só aparência, o importante é você tocar no coração dos seus liderados, das pessoas que você está coordenando , como eu disse , é espiritual.

4º-Mas eu tenho outros cargos na igreja, não vou dar conta.

Tudo quanto te vier a mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças...Ec.9;10

Esse tem sido um dos motivos frequentes. Analise o que você está fazendo, veja o que é liderança, Você está sendo chamada á liderar um campo, um monte de líderes infantis que precisam de você. é comum vermos líderes de crianças  acumular cargos como regentes de jovens , senhoras , etc.
Não se faz um bom trabalho assim. Falo isso por experiência. Converse com o seu pastor, mostre a ele que você está disposto a liderar, mas que precisa dar ao departamento que você vai liderar prioridade e por isso só será possível essa liderança se você ficar só liderando. Mas irmã eu gosto de reger e ai? Eu gosto de comer pipoca, sorvete, pizza, mas não dá pra comer tudo de uma vez, pois de uma hora pra outra vou engasgar. É isso que acontece quando acumulamos muitos cargos na igreja .
A Palavra de Deus nos orienta a fazermos segundo as nossas forças,Tem pessoas que tem um gral de organização que permite a elas terem vários cargos , mas sei que mesmo assim não se consegue se entre eles tiver o departamento infantil , atender como se deve .Vejo que o que fica a desejar é o que dá mais trabalho e o que mais precisa que é o dep. .Infantil .
Veja quantas pessoas estão dispostas a  trabalhar com crianças .São poucas , será que não vale a pena priorizar este trabalho?

5º-Sou muito nova ou velha de mais.

Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças: subirão com asas  como águias; correrão, e não se cansarão; andarão e não se fadigarão. Is 40; 39

 Comecei aos 11 anos de idade, era uma pré-adolescente, de lá pra cá ganhei muitas crianças para Cristo. Tenho visto muitas adolescentes e até crianças trabalhando grandemente para Deus.
As pessoas vão te respeitar a partir do momento em que verem o seu verdadeiro amor pela obra e pelos pequeninos.
Mas para você que se acha muito velha, peço que olhe para a minha mãe que começou mesmo a trabalhar com crianças com mais de cinquenta anos e trabalha muito. Deus renova nossas forças, nos dá paciência, Ele nos capacita. Talvez você não vá conseguir pular com as crianças, nunca pulei com criança, mas você terá aquela palavra linda que só as vovós tem , e que conduzirá a  criança a servir a Deus.
Muitas vovós olham o dep. Infantil com muito carinho e vontade de ajudar , mas se sentem constrangidas em se oferecer achando que as pessoas irão acha-la muito velha.
Deus precisa de você ,Vá em frente .

 Enquanto escrevo aqui, estou me  lembrando de muitas outras  dificuldades, muitas que tenho e vou superando-as, muitas que vejo outras pessoas tendo. Mas quando imagino o quanto podemos fazer para Deus, independente de nossas limitações e como a seara é grande e poucos os ceifeiros, vejo quão limitadas e às vezes até mesquinhas são as nossas desculpas para não trabalhar para Deus.
Então coragem, mãos a obra porque é você que Deus está chamando.

6º-Sou homem, este trabalho é para mulheres.
Quem disse que só mulheres trabalham com crianças na igreja? Isso não é verdade. Conheci ótimos líderes infantis que eram homens. Se Deus está te dando esta oportunidade , então mãos a obra .

Nenhuma permissão é dada para a reprodução de postagens assinadas por mim  em sites, blogs, boletins on-line, através de e-mails, internet ou qualquer outra (em linha) uso.

Porém ficarei muito feliz da utilização das mesmas em sua igreja e departamento



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi faça um comentário ou uma pergunta e depois volte para obter a resposta .Você também pode dar uma sugestão para complementar a postagem .

Comentários

Não deixe de comentar , de colocar seu pedido de oração e de ler os comentários , pois neles estou colocando dicas e respodendo algumas dúvidas dos leitores do blog